terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Inverno frio e gelado


Sempre te soube pastor, e daí não veio nenhum mal, uma vez que a virtude é guardar as ovelhas e afastar qualquer outro animal.
Sempre te soube pastor de grande rebanho, um pouco tresmalhado pois, as ovelhas iam e vinham, nunca sabendo qual o bocado mais saboroso, ao qual tirar um bocado.
Sempre te soube pastor, e embora outros cães empurrassem as ovelhas para aqui e acolá, ficavam alguns cordeirinhos reclamando o quinhão que julgavam ofertado.
Tarde ou cedo, quis o destino, que tu, pastor pobrezinho, deixasses algumas ovelhas negras, mastigar o matagal errado devagarinho…
Foi quando o cão alarve e arruaceiro, cumpriu a justiça para que foi denominado: rosnou, ladrou, mordeu a mão, deixando-te, pastor, destroçado.
Quis a má sorte que uma ovelha, negra negra como sombra do sol, abrisse a boca num largo balido, e parisse ali mesmo um sapo com pelo…em vez de milagre foi um pecado consumado e consumido!
Agora pergunto-te, pobre pastor, não viste que ela tinha procriado?
Estarias distraído por causa das águas e dos peixes, mergulhando, a brincar, na barragem ali ao lado?
Ou teria sido por causa do vento forte, que empurrando os ramos do sobreiro, partiu bocado a bocado?
Ou seriam os torrões amolecidos pela humidade de um terreno já triste e cansado de tão molhado?
Penso que revelaste onde tens passado o tempo…encostado ao cajado, distraído, ausente, sem ligares ao teu gado…
Tem cuidado pastor, com os lobos que são perversos, pois só de ouvirem um chocalho correm e caçam em alcateia organizada!
Mas não culpes os teus vizinhos, pelo mal encontrado, pois só tens tido carinho, pão e vinho assegurado para o caminho tranquilo que devias ter amado.
Ah! Pastor do cajado em punho, que adormeceste acordado, sonhando com o brilho do sol, com o perfume do mar, com poemas encantados…acorda! Veste a samarra, e os ceifões que o inverno ainda agora foi iniciado!
Rosa Alentejana Felisbela
(fotos tiradas por mim na Barragem do Pisão)

2 comentários:

  1. Sabe... Fui lendo devagar, permitindo que as imagens do cenários ganhassem vida aqui dentro da minha cabeça, acredita que quase ouço sua voz se alternando entre vários tons, que vai do alerta, da exortação, ao carinho, a preocupação, ao zelo, a piedade, a decepção e depois o zelo novamente. Consigo compreender o anelo do Pastor perdido nos sonhos simples a qual você descreve tão bem, afinal sol,mar,poesia são como oxigênio renovável que fortalece para aguentar mais uma noite longa de frio e escuridão. Agradeço por partilhar um pedacinho de você Rosa, de suas palavras, sentimentos ,percepções de beleza e ternura como essas fotos tão lindas. Tentarei vir visitar você aqui sempre que puder com muito prazer. Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredite que as suas palavras me deixaram sensibilizada e agradecida. Primeiro porque raramente me comentam. Depois pelo conteúdo do comentário, que me pareceu eloquente e de quem teve o cuidado não de ler apenas, mas de interpretar à sua maneira. Desta forma, agradeço por tê-lo feito e fico à espera de novas visitas. Bem-vinda! Beijinho

      Eliminar