sexta-feira, 6 de março de 2015

Este sol é meu!


Espreito por entre a porta e soltam-se cartas de mãos cuidadas, revestidas de materiais impermeáveis, duradouros, como o próprio ouro nos bolsos dos fatos comprados por medida na Europa, ali tão perto…
O cheiro a couro vem impregnar-me os sentidos e o chão, bem limpo e encerado, não demonstra a sujidade acumulada nos sapatos de marca que brilham sem precisarem de polimento.
Vergo-me à lei. Decalco vénias nas narinas das amizades compradas por tesouros que desconheço, mas que admiro com os olhos raiados de raiva e fome…É ela que me paga as contas.
Gritam-me polémicas nas ideias veiculadas nos jornais. Como-as com o pão do dia anterior. Bebo-as nas entrelinhas do leite doado pela instituição de caridade do meu bairro. Não as suporto…vomito-as a seguir, para não ficarem a envenenar-me a bílis!
Separo a mesada para a bomba de gasolina, para a empresa que fornece a luz, para a que fornece o gás, para a que fornece a água, meticulosamente, e adio as férias (mais uma vez) porque não mereço a felicidade do descanso.
A culpa é do preço do barril de petróleo, que torna as tendas de campismo caras demais para o meu orçamento! E ainda fico a lamber os lábios pela caminhada que vejo os estrangeiros fazerem pela minha rua…Se aguento? Ai aguento! Claro!
E vou para a rua, todos os dias, a morder as lágrimas e a evitar as bactérias que os Centros de Saúde transmitem (Deus nos livre!), que o trabalho é certo! E se for certo já é uma benesse!
Por isso, odeio o chão polido. Por isso, caminho com dignidade. Por isso, pago honradamente as minhas contas. E vivo uma vida miserável. Mas, com este sol maravilhoso que ninguém pode roubar porque é muito meu!
Rosa Alentejana
06/03/2015
(imagem da net)

2 comentários:

  1. Um texto excelente aliás uma crônica fantástica, parabéns, agora que descobri o blog, não o vou largar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alberto! Que bom "ver-te" por aqui :D
      Muito obrigada pela simpatia das palavras!
      Haja quem comente alguma coisa!!rsrs
      Beijinho à tua esposa e a ti também

      Eliminar